04/10/22 | 13:45
Prefeitura de Manaus incentiva doação de sangue no mês de comemoração aos servidores públicos

Como parte das atividades programadas pela Prefeitura de Manaus para comemorar o “Mês do Servidor”, a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) promoveu, na manhã desta terça-feira, 4/10, uma campanha de doação de sangue, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro.

A ação, realizada com o ônibus de coleta externa da fundação, o “Vampirão”, resultou em 60 bolsas de sangue, que podem beneficiar mais de 200 pessoas.

O titular da Semad, Ebenezer Bezerra, explicou que a proposta é estimular, entre os funcionários, o sentimento de solidariedade. “O prefeito David Almeida reconhece todo o empenho e dedicação dos servidores, inclusive esse lado solidário. E nada melhor do que, durante as comemorações pelo Dia do Servidor, incentivarmos a doação de sangue”, apontou.

Esta foi a segunda ação de coleta realizada pela fundação junto aos servidores da Semad, em 2022. Os doadores têm direito à folga no dia da doação e mais uma folga a escolher nos próximos 30 dias.

Servidor municipal há 17 anos, Willians Viana, 44 anos, é doador. Ele contou que poder doar sangue no local de trabalho facilita o ato solidário. “Sempre que o Vampirão vem, procuro participar, é mais uma forma de servir ao próximo”, frisou.

Aos 16 anos, o estagiário Eduardo Santos doou sangue pela primeira vez. “O procedimento não dói e ficamos com a sensação de dever cumprido por contribuir para salvar vidas”, assegurou.

A subgerente de coleta externa da FHemoam, Suzete Camurça, coordenou a ação na Semad. “Fiquei muito feliz com os resultados. Hoje nosso estoque encontra-se baixo, principalmente para o tipo sanguíneo O positivo (O+) e O negativo (O-). Por isso, ações como essa são importantes, porque podem salvar uma vida. O sangue doado atende cirurgias eletivas, emergências e pessoas em tratamento de doenças onco-hematológicas, como a leucemia. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos”, informou.

Para o dia 25/10 já está programada outra ação de coleta de sangue na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Mário Ypiranga, nº 2.358, Parque 10 de Novembro, onde também os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) poderão fazer a doação.

Critérios

Para doar sangue, é necessário atender alguns requisitos básicos como estar bem alimentado; ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos; ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior e não ter ingerido álcool 12 horas antes.

Programação

Nesta quarta-feira, 5/10, às 9h, uma bênção ecumênica no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, da Prefeitura de Manaus, na Avenida Brasil, nº 2.971, Compensa, zona Oeste, abrirá a programação oficial em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de Outubro. Durante a programação, serão homenageados os “Servidores Destaque 2022” de todos os órgãos da gestão municipal.

Durante o mês, estará acontecendo outra ação, que se estenderá até o dia 20/10, a gincana solidária para a arrecadação de fraldas descartáveis nos tamanhos M e G, que serão entregues ao Fundo Manaus Solidária (FMS) para posterior doação a instituições de caridade, e de fraldas geriátricas de tamanho G que serão destinadas à Fundação de Amparo ao Idoso Doutor Thomas. O órgão que mais arrecadar, receberá um certificado no dia da grande festa, programada para o dia 1º de novembro, a partir das 18h, no sambódromo, com apresentações musicais e culturais.

_____________________________________________________________________________________
Publicado em – https://bit.ly/3yfSIz2

Texto – Divulgação / Semad
Fotos – Thelson Souza / Semad