20/05/21 | 10:50
Semad realiza campanha de conscientização sobre ‘Maio Laranja’

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) realizou na manhã desta quarta-feira, 19/5, uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. A atividade promoveu um momento de reflexão ao tema, além da distribuição de laços e materiais de conscientização, nos setores da secretaria.

O objetivo da ação foi instruir os servidores sobre os meios que as denúncias podem ser realizadas, além de identificar maneiras de prevenir o abuso e a exploração infanto-juvenil.

A campanha, que foi coordenada pela Divisão de Serviço Social (DISS), do Departamento de Sistema e Gestão de Pessoas (DSGP), responsável pelas celebrações alusivas da secretaria, percorreu toda a estrutura da sede, incluindo a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e o Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed).

De acordo com a chefe do DISS, Clelia Fontes, a Semad atua como agente de conscientização acerca do assunto. “Como a secretaria vem desenvolvendo esse trabalho de educação à cidadania e temos servidores que fazem parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, decidimos aderir essa campanha na estrutura administrativa e fornecer apoio aos conselheiros tutelares do município”, afirma.

A servidora do setor de Atos Administrativos, Maria Perpétuo Socorro Campos, relatou que não conhecia a campanha e destaca a importância dessa conscientização. “É imprescindível essa ação que o serviço social está fazendo em toda a Semad, pois sabemos da nossa preocupação como pais em relação ao mundo atual, então é necessário que os adultos estejam atentos para que isso não ocorra com seus filhos ou netos”, destacou a servidora.

Denúncias

Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, deve-se entrar em contato por meio dos canais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Disque Denúncia, por meio do 0800 092 1407, o Disque Direitos Humanos, através do 0800 092 6644, ou apenas pelo Disque 100.

Os canais estão disponíveis 24 horas por dia e as denúncias podem ser feitas de forma anônima.

– – –

Texto Syrrames Nobre / Semad