09/04/21 | 23:05
Transparência e economicidade determinam melhorias em sistema de compras do município

Com o objetivo de garantir a transparência e aumentar a economicidade nos processos de licitação e aquisição de materiais e serviços executados pela Prefeitura de Manaus, melhorias para o sistema “Compras Manaus” foram discutidas entre gestores do município e especialistas em soluções tecnológicas, numa reunião realizada nesta sexta-feira, 9/4, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Gerido pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Unidade Gestora de Compras Municipais (UGCM), o sistema atua no gerenciamento de aquisições em todas as modalidades de licitação previstas em lei e é composto por diversos módulos em sua estrutura, como catalogação de materiais e serviços, catálogo de fornecedores, gerenciamento de processos licitatórios, banco de preços, registro de preços, entre outros.

“O alinhamento e o reforço de trabalhos intersetoriais entre a UGCM/Semad e demais áreas de gestão do município de Manaus é uma ação contínua dos trabalhos, projetos e metas propostas pelo prefeito David Almeida, que nos dá todo o apoio com direcionamentos pautados em transparência e economia aos cofres públicos”, ressaltou o secretário da Semad, Ebenezer Bezerra.

A reunião tratou dos ritos de procedimentos de aquisições, que vão desde a licitação – realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML) – até a contratação, recebimento e estoque de material. Toda a cadeia de suprimentos passa pelos sistemas que compõem a UGCM, cujo papel se volta a propor estratégias e ações para eliminar ineficiências nas aquisições de produtos e bens, para todas as unidades administrativas do município.

“A UGCM está fazendo um trabalho de interação com as secretarias, para que elas conheçam como se dá a execução do trabalho da unidade e possam contribuir com melhorias. O diálogo entre as secretarias é fundamental, para que a UGCM consiga identificar o todo da municipalidade e suas necessidades, para então agir com respostas imediatas”, destacou o coordenador da UGCM, Ivan Correia.

A partir da apresentação dos procedimentos licitatórios, melhorias tecnológicas foram propostas pelos presentes. Participaram da reunião representantes do CCC, da Controladoria Geral do Município (CGM) e das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de Educação (Semed); de Saúde (Semsa); e de Infraestrutura (Seminf).

— — —

Texto e fotos – Adrisa de Góes / Semad