18/10/18 | 17:30
Câncer de mama e de colo de útero são tema de palestra na Semad

Texto e foto: Louise Batista/ Semad

Servidores da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) participaram, nesta quinta-feira, 18/10, da palestra “Mulheres Salvem as Suas Mamas”, sobre prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, proferida pelo médico mastologista Gerson Mourão.

Sob coordenação da Divisão de Serviço Social (Diss) do Departamento de Gestão de Pessoas (DSGP) da Semad, a campanha Outubro Rosa trata a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, com o objetivo de conscientizar os servidores sobre os cuidados com a saúde feminina.

Segundo o mastologista, o diagnóstico precoce aumenta as possibilidades de cura. “A mulher não sente nada, porque a pessoa só sente algo quando o câncer já chegou em um órgão vital, por exemplo. O que ela vai sentir no autoexame é o caroço, que é indolor e que é duro como uma pedra”, afirma.

Ainda de acordo com Mourão, a incidência do câncer de mama é muito grande entre as mulheres manauaras, perdendo apenas para o colo de útero.  “Com a vacinação contra o câncer do colo de útero, os índices irão diminuir em 10 anos, mas o índice do câncer de mama sempre vai continuar aumentando, já que é uma doença silenciosa”, frisa.

A campanha faz parte do Projeto de Educação para Saúde, que está dentro do Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho implantado pela Prefeitura de Manaus na Secretaria. A programação segue até o fim de outubro, com ações de atividades físicas, como aula de pilates e de zumba.