02/10/18 | 14:23
Semad vai concluir mapeamento de processos até março 2019
Texto e fotos: Hariele Quara / Semad

Para alcançar as metas estratégicas do projeto Manaus 2030 segundo as diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) vai concluir, até março de 2019, o mapeamento de processos do órgão.

O prazo de conclusão do levantamento e da pesquisa do Departamento de Planejamento (DPLA) da Semad foi anunciado pelo secretário da Semad, Lucas Bandiera, nesta segunda-feira, 1°/10, no lançamento do mapeamento de processos do Departamento de Sistema de Gestão de Pessoas (DSGP), maior departamento da Secretaria, com mais de 150 servidores e um total de 114 procedimentos.

Segundo Bandiera, o projeto tem duas etapas. Inicialmente, todos os processos de trabalho da Secretaria serão mapeados, e em seguida, após o registro do fluxo atual, serão estudadas melhorias para tornar o trabalho mais eficiente e eficaz. “Com o fluxo de trabalho mapeado, temos uma visão macro que permitirá detectar gargalos e oportunidades para uma melhoria contínua de atuação”, explica.

A diretora de Planejamento da Semad, Jamile Ballut, frisa que o mapeamento é passo inicial para a possível implantação do programa de gestão de qualidade da Semad. “Com a conclusão desse trabalho, qualquer novo membro integrado à equipe poderá ter uma visão sistemática de todo o passo-a-passo das atividades da Secretaria em sua integração, pois tudo estará descrito de forma textual e visual, por fluxogramas”, comemora.

Jamile destaca que pela natureza sistêmica do DSGP, que é responsável pela gestão de pessoas de toda a Prefeitura de Manaus, o Departamento foi tomado como prioridade. “Até março de 2019, vamos mapear todos os demais departamentos e assessorias, incluindo as subsecretarias Espi [Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional] e Manausmed [Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus]”, finaliza.