01/10/18 | 16:30
Departamento de Sistemas e Tecnologia da Informação recebe curso para ampliar segurança de servidores

Texto e fotos: Hariele Quara / Semad

Servidores da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) iniciaram, na tarde desta segunda-feira, 1°/10, o curso “Hardening Linux Servers”, na sede da Secretaria, ministrado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Semad.

O objetivo, segundo o gerente de Divisão de Sistemas da Semad, Osmundo Brasil, é fortalecer os mecanismos de segurança dos sistemas desenvolvidos pela Semad. “O curso é ministrado em nosso próprio setor, diminiuindo custos com deslocamento, e potencializando a absorção do conhecimento por estar no ambiente de trabalho com a ferramenta”, explica.

A ação foi demandada pela Semad no levantamento anual de necessidades de capacitação da Escola e faz parte do Programa de Recursos Tecnológicos e Gestão Inteligente, que, dentro das orientações estratégicas do projeto Manaus 2030 e das diretrizes pro prefeito Arthur Virgílio Neto, envolve desde a inclusão digital até softwares utilizados como ferramentas de trabalho em ambientes de atuação específicos.

Com certificação de 30 horas, o curso é ministrado pela tecnóloga em processamento de dados Sanae Sato. “Durante o curso, o participante vai aprender na prática como minimizar ou eliminar os principais problemas de segurança que afetam o servidor e conhecer detalhes de configuração que podem ampliar a segurança”, explica.

Ministrado no horário de 15h às 18h, o curso segue até o próximo dia 15 de outubro na sede da Semad.