01/10/18 | 16:17
Prefeitura capacita agentes setoriais de planejamento

Texto e fotos: Louise Batista / Semad

A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) iniciou hoje, 1º/10, o curso de “Estatísticas Básicas Como Ferramenta Para Projeção de Receitas e Construção de Indicadores”, dando continuidade ao Programa de Formação em Analista de Planejamento, que ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef).

O curso tem como objetivo auxiliar agentes setoriais de planejamento da Prefeitura de Manaus na solução de problemas e na redução de custos, transmitindo aos participantes conhecimentos que irão auxiliar na elaboração, acompanhamento e revisão das ferramentas de planejamento estratégico e de orçamento municipal.

De acordo com o especialista em Gestão Estratégica de Negócios, o instrutor Americo Matsuo Minori, as estatísticas básicas servem como indicadores para antecipar um problema, acompanhar melhorias e conseguir atingir metas. “Os indicadores servem para ajudar quando decisões precisam ser tomadas, seja para estabelecer metas. Para entender o que mostram esses indicadores, é preciso ter a base em estatística para entender esses dados”, afirma.

As aulas acontecerão até sexta-feira, 4/10, de 14h às 17h, na sede da Espi, na av. Prof. Nilton Lins, 3259 – Bloco D, bairro Parque das Laranjeiras.