09/08/18 | 14:15
Semad promove treinamento para melhorar a comunicação entre servidores

Texto: Adrisa de Góes / Semad
Fotos: Josué Júnior

Visando à valorização de pessoas, a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) promoveu, na tarde desta quarta-feira, 8/8, o treinamento “Coaching como ferramenta de comunicação”, a fim de proporcionar aos servidores da Secretaria a melhora da comunicação no ambiente no trabalho e na vida pessoal.

Em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), a atividade integra as ações do Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho da Semad.

O Coaching, que em inglês significa treinamento ou instrução, é caracterizado por um conjunto de técnicas e métodos que envolve diversas ciências, entre elas administração, neurociência e recursos humanos. O objetivo é visualizar as qualidades individuais de cada pessoa, promovendo o autoconhecimento e o aumento da autoconfiança, para que as pessoas atinjam suas metas de forma prática.

A jornalista e master coach Norma Araújo, comandou o treinamento e destacou sua importância. “O poder da comunicação atrelado ao coaching traz ferramentas poderosas e faz com que a pessoa deixe, por um momento, a parte técnica de lado e se observe. Saber comunicar é fazer com que chegue para o outro o que realmente você quer passar”.

Ainda de acordo com a palestrante, às vezes, o comportamento e a maneira de comunicar podem não estar sendo satisfatórios. Dessa forma, praticar o autoconhecimento e a autocrítica traz uma evolução significativa e melhoria aos relacionamentos e seus resultados.

A servidora da Assessoria Técnica da Semad Natália Matos frisou as mudanças percebidas após a palestra. “Quando foi falado a questão dos sonhos se transformarem em realidade, através de metas, e que isso é possível através da mudança de comportamento, fez diferença pra mim, porque o senso de responsabilização de outras pessoas pela sua própria alegria é automático”, afirma.

Atendendo à solicitação dos servidores da Secretaria, nesta terça-feira, 14/8, haverá mais uma edição do treinamento, com os servidores que não puderam participar no dia 8/8.