07/08/18 | 15:58
Envelhecimento saudável e aposentadoria são temas de palestra na Semad

Texto: Hariele Quara / Semad
Fotos: Louise Batista

Servidores da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) participaram nesta terça-feira, 7/8, de palestra sobre envelhecimento saudável e preparação para aposentadoria, proferida pelo diretor da Universidade da Terceira Idade (Unati), Euler Ribeiro.

A ação visa sensibilizar servidores em idade próxima a aposentadoria a participar de atividades de preparação para esta etapa da vida, sob coordenação da Divisão de Serviço Social (Diss) do Departamento de Gestão de Pessoas (DSGP) da Semad.

“O envelhecimento começa na concepção e, entre os 35 e 40 anos o processo apenas começa a se acentuar”, declarou Euler Ribeiro, que destacou que o envelhecimento traz consigo mudanças e perdas biológicas, psicológicas e sociais.

De acordo Ribeiro, é fundamental ter uma rotina de cuidados com o corpo, a saúde e a mente, como caminhada, alimentação saudável e atividades que estimulem a cognição. “Ações simples como praticar o perdão e se antenar às novas tecnologias fazem a diferença no modo como envelhecemos”.

A Prefeitura de Manaus possui um convênio com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) que permite a participação dos servidores municipais nas atividades do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) “Eterno Aprendiz”, desenvolvido pelo órgão, com várias palestras e oficinas durante o ano.

A diretora de Gestão de Pessoas do TCE/AM, Merisa Mendes, falou sobre o PPA aos participantes da programação. “A preparação para aposentadoria precisa começar quando começamos a trabalhar. Precisamos pensar e planejar como quero entrar e sair da carreira”, frisou Merisa.

“Estou me preparando e vou participar de treinamentos sobre empreendedorismo para aproveitar bastante o tempo extra que vou ter quando me aposentar”, comemora a servidora Lúcia Fradera, que faz sucesso dentro e fora da Secretaria com doces e salgados.

Já a servidora Sônia Almeida parabeniza o empenho da administração em preparar os servidores para o futuro. “Quando eu era jovem, não havia tantas opções e informações como temos hoje. Estou me preparando e esperando o momento certo para me aposentar e já tenho muitos planos”, afirma.