25/06/18 | 13:37
Câncer está diretamente ligado ao tabagismo
Por Louise Batista
Assessoria de Comunicação / Semad

Fumar faz o corpo armazenar veneno. A afirmação é da gerente de promoção da saúde Francinara Lima, que frisa que o tabagismo leva o corpo a reter nicotina, solventes e metais pesados altamente cancerígenos no fígado, rins, pulmões coração e até mesmo nos ossos e dentes.

As informações foram compartilhadas com servidores da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), nesta segunda-feira, 25/6, durante a palestra “Tabagismo: o que é e como tratar”. Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado dia 26 de junho, a programação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e é coordenada pela Divisão de Serviço Social (Diss) da Semad.

Francinara, que também é fonoaudióloga, ministrou a palestra, visando trabalhar o tema entre os servidores da Semad, desmistificando questões importantes sobre dependência química, além dos benefícios ao parar de fumar e tratamento.

”Pessoas que convivem com fumantes, são também prejudicados, às vezes até mais que o próprio fumante, pois inalam a fumaça sem nenhum tipo de filtro, que é o que chamamos de tabagismo passivo”, destaca a palestrante, apresentando as leis que proíbem o ato de fumar em locais fechados – lei municipal nº 1.364/09 e estadual nº 3.441/09.

Os servidores puderam participar e contar suas experiências. “Comecei a fumar aos 16 anos, mas vi que isso não me trazia benefício nenhum. Sempre fui atleta e depois de parar de fumar, me senti mais disposto e só me trouxe muitos benefícios, desde então estou há 25 anos sem fumar”, disse o estagiário de Educação Física Cleuton Santos.

Com extensa programação anual em educação para a saúde, as atividades são coordenadas pelo Departamento de Sistema de Gestão de Pessoas (DSGP) e integram o calendário anual da Divisão de Serviço Social (Diss) da Secretaria, em concordância com o Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho realizado na Semad.

Ajuda

Por meio do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, a Prefeitura de Manaus oferece ajuda especializada e gratuita para quem pretende parar de fumar. O serviço tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco através de ações educativas, de atenção à saúde.

O atendimento é em grupo, feito através dos 21 ambulatórios de tratamento ao fumante, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional com médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, assistente social, entre outros profissionais. Para mais informações: 0800 280 8280.

Confira a lista dos ambulatórios:

Zona Norte

1 – UBS Frei Valério – rua Bom Jesus, s/nº – Novo Israel;

2 – UBS Sálvio Belota – rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina;

3 – UBS Armando Mendes – rua 05, S/N, Manôa;

4 – UBS Dr. Áugias Gadelha – rua A, nº 15 – Cidade Nova I;

5 – Policlínica Dr. José Antônio da Silva – rua Arueiras, nº 55 – Monte das Oliveiras;

6 – Policlínica Anna Barreto – av. Grande Circular, S/N – Monte Sião;

Zona Sul

7 – Policlínica Castelo Branco  – rua do Comércio, s/n, Parque 10;

8 – Policlínica Antônio Reis – rua São Luiz, s/n, São Lázaro;

Zona Leste

9 – Policlínica Ivone Lima dos Santos –  rua 08, s/n Coroado III;

10 – Policlínica Comte Telles – rua J, s/n, Etapa B do bairro São José III;

11 – UBS Dr. Alfredo Campos – rua André Araújo, s/n, Zumbi II;

12- UBS Amazonas Palhano  – rua Antonio Matias, s/n, São José II;

Zona Oeste

13 – Módulo de Saúde da Família Vila da Prata – rua Ademar de Barros, s/n, Vila da Prata;

14 – Policlínica Franco de Sá – rua V, nº 150, no bairro Nova Esperança I;

15 – Policlínica Djalma Batista – rua 23 de Dezembro, s/n, Compensa II;

16 – UBS Deodato de Miranda Leão – rua Presidente Dutra, s/n, Glória;

17 – UBS Dom Milton – rua Tiradentes, s/n, Santo Agostinho;

18 – Centro de Internação Provisória Dagmar Feitosa – rua Vivaldo Lima, no 371 – Alvorada;

Distrito Rural

19 – Posto de Saúde Rural São Pedro, localizado no Km 35 da rodovia AM-010;

20 – Posto de Saúde Rural Pau Rosa, Km 21 da BR 174, ramal do Pau Rosa;

21 – Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz – Km 53, AM-010