24/08/17 | 14:34
Ação leva testes de HIV/Sífilis e Hepatites a servidores

O Amazonas é o 3º colocado no ranking nacional de HIV/Aids, segundo o Ministério da Saúde (MS). Visando a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho, a Divisão de Serviço Social (Diss) da Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), promoveu, nesta quinta-feira, 24/8, a segunda edição da “Ação de Prevenção e Combate ao HIV/Sífilis e Hepatites B e C”.

A ação, que contou com o apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e faz parte do “Projeto de Educação para a Saúde” da Semad, disponibilizou testes rápidos para as doenças: HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O objetivo é ofertar atendimento preventivo em saúde aos servidores no próprio local de trabalho.

Segundo a chefe da Diss, esse momento é uma oportunidade para aqueles servidores que, por algum motivo, deixam de procurar os serviços nas unidades de saúde. “Vale ressaltar, que essas doenças, em muitos casos, não apresentam sintomas. Por isso, é importante estar com os exames em dia”, destacou.

Devido à alta procura pelo atendimento na primeira edição, no último dia 12/7, de acordo com a diretora do Departamento de Sistema de Gestão de Pessoas (DSGP), Vânia Lucena, a Diss promoveu esta segunda ação, totalizando 119 atendimentos.

Além dos testes rápidos, a ação também promoveu orientação e distribuição de materiais informativos e camisinhas.

Texto: Adrisa de Góes